SUJEITO E PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TRIUNFO

ALUNO (a) ________________________________________________8º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA                                                 DATA ____/____/2020
PROFESSOR: Valmir Monteiro
Sujeito e Predicado
Leia o poema e responda às questões 1 a 5.
papai e mamãe
moram separados.
como só tenho um coração,
cada um mora de um lado.
Ulisses Tavares
1. O poema apresenta duas frases e três orações. Observe os verbos e identifique as orações do poema.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Como você sabe, sujeito e predicado normalmente ficam juntos, pois um complementa o outro. Observe a primeira oração do poema.
a) Qual é o sujeito dela?
________________________________________________________________________
b) Indique o(s) núcleo(s) do sujeito e responda: Trata-se de sujeito simples ou composto? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual é o predicado dessa oração?
________________________________________________________________________
d) O verbo concorda com o sujeito? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Compare o conteúdo de “papai e mamãe / moram separados” com a disposição visual que essa oração tem no poema. Indique, entre os itens a seguir, aquele que melhor explica a relação entre a forma e o conteúdo dessa oração.
a) (   ) Assim como no plano sintático o predicado afirma algo sobre o sujeito, no plano da vida as ações do pai e da mãe do eu lírico revelam sua verdadeira identidade.
b) (   ) O fato de, na forma do poema, o sujeito estar em um verso e o predicado em outro sugere a separação do casal no plano da vida.
c) (   ) Apesar de no plano da vida o casal estar unido, no plano sintático e formal do poema eles estão separados.
4. Das três orações que formam o poema, apenas uma tem por sujeito o próprio eu lírico do texto. Qual é essa oração? Que tipo de sujeito ela apresenta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. A expressão cada um é o sujeito da oração representada pelo último verso.
a) Ela se refere a apenas um dos pais ou ao pai e à mãe?
________________________________________________________________________
b) Por que o verbo, ao concordar com essa expressão, fica no singular? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O emprego da expressão cada um e do verbo no singular reforça a ideia de separação ou a ideia de união?
________________________________________________________________________
6. Leia as frases a seguir, observando os verbos destacados. Depois, classifique-os, usando VS para verbo significativo e VL para verbo de ligação.
a) Apesar do barulho lá fora, a professora continuou a leitura do conto. (     )
b) O rapazinho continua doente. (     )
c) A torcida permanece otimista com o time, apesar das derrotas. (     )
d) A torcida permaneceu no estádio depois do torneio de futebol. (     )
e) A escola está oferecendo vagas a novos alunos. (     )
f) Nesta última semana, meu amigo andou desanimado. (     )

7. Complete as frases adequadamente com um dos verbos de ligação do quadro a seguir.
Ser – estar – ficar - tornar-se – permanecer – parecer – virar – continuar
a) Aquela estrada ____________________ sem fim.
b) Mariana __________________ calada durante toda a aula.
c) A partir daquele dia, o menino ____________________ homem.
d) Apesar de já ter sido medicada, a criança __________________ febril.

8. Separe o sujeito do predicado com uma barra.
a) Aquela gritaria deixava-me tonta.
b) No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
c) Surgiu ao longe uma estrela.
d) Moças e rapazes procuravam divertimentos.
e) Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.
f) Ninguém aguarda mais o trem.
g) Foram à escola pai, mãe e filho.
h) Poucos entenderam o plano.
i) Dominava o meu coração uma saudade imensa.
j) Inconformados, os candidatos derrotados deixaram o país.

9. Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a) Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
b) As duas crianças estavam na creche da prefeitura.
c) A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.
d) Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.
e) A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em apenas 4% do território estadual.

10. Identifique o sujeito das orações e classifique-o.
a) Os escritores e professores fizeram uma boa conferência.
________________________________________________________________________
b) O progresso da indústria automobilística e o desenvolvimento da indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.
________________________________________________________________________
c) Muitos agricultores, por medo, não desenvolvem a agricultura.
________________________________________________________________________
d) Os deputados impediram a propaganda de remédios pela televisão.
________________________________________________________________________
e) Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens ao exterior.
________________________________________________________________________
f) Os sindicalistas e os patrões comemoraram o aniversário do governador.
________________________________________________________________________
g) Falaram muito sobre seu trabalho.
________________________________________________________________________
h) Os dois sobrinhos e seus colegas de escola foram acampar.
________________________________________________________________________
i) Entregaram o cheque hoje pela manhã.
________________________________________________________________________
j) Olhávamos as vitrinas.
________________________________________________________________________
k) As testemunhas reproduziram o acidente no depoimento.
________________________________________________________________________
l) A indumentária diferente e o sotaque carregado mostravam sua origem.
________________________________________________________________________
m) Os exportadores brasileiros vendem anualmente milhares de toneladas de frango.
________________________________________________________________________
n) Com saudades, saí à procura do amigo.
________________________________________________________________________
o) Discutiram muito sobre o assunto.
________________________________________________________________________
p) Havia um barulho ensurdecedor de britadeira.
________________________________________________________________________
q) Deve haver muitos candidatos para esse emprego.
________________________________________________________________________
r) Hoje faz dois dias que estou gripada.
________________________________________________________________________
s) Eram cinco de julho de 1977.
________________________________________________________________________
t) Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.
________________________________________________________________________
u) Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos.
________________________________________________________________________
v) Os olhos parados, bonitos e tristes fixavam o horizonte.
________________________________________________________________________
w) Tocaram a campainha?
________________________________________________________________________
x) Trovejou toda a noite.
________________________________________________________________________
y) Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas.
________________________________________________________________________
z) Necessitam de sua colaboração, amigo.
________________________________________________________________________

GABARITO


Sujeito e Predicado
Leia o poema e responda às questões 1 a 5.
papai e mamãe
moram separados.
como só tenho um coração,
cada um mora de um lado.
Ulisses Tavares
1. O poema apresenta duas frases e três orações. Observe os verbos e identifique as orações do poema.
ORAÇÃO 1- Papai e mamãe moram separados.
ORAÇÃO  2- como só tenho um coração,
ORAÇÃO  3- cada um mora de um lado.
2. Como você sabe, sujeito e predicado normalmente ficam juntos, pois um complementa o outro. Observe a primeira oração do poema.
a) Qual é o sujeito dela?
Papai e mamãe
b) Indique o(s) núcleo(s) do sujeito e responda: Trata-se de sujeito simples ou composto? Por quê?
NÚCLEOS: papai, mamãe. O sujeito é composto, pois apresenta dois núcleos.
c) Qual é o predicado dessa oração?
Moram separados
d) O verbo concorda com o sujeito? Por quê?
O verbo concorda com o sujeito, ele está no plural, MORAM, concordando com o sujeito composto.
3. Compare o conteúdo de “papai e mamãe / moram separados” com a disposição visual que essa oração tem no poema. Indique, entre os itens a seguir, aquele que melhor explica a relação entre a forma e o conteúdo dessa oração.
a) (   ) Assim como no plano sintático o predicado afirma algo sobre o sujeito, no plano da vida as ações do pai e da mãe do eu lírico revelam sua verdadeira identidade.
b) (X) O fato de, na forma do poema, o sujeito estar em um verso e o predicado em outro sugere a separação do casal no plano da vida.
c) (   ) Apesar de no plano da vida o casal estar unido, no plano sintático e formal do poema eles estão separados.
4. Das três orações que formam o poema, apenas uma tem por sujeito o próprio eu lírico do texto. Qual é essa oração? Que tipo de sujeito ela apresenta?
Como só tenho um coração.
5. A expressão cada um é o sujeito da oração representada pelo último verso.
a) Ela se refere a apenas um dos pais ou ao pai e à mãe?
Refere-se ao pai e à mãe.
b) Por que o verbo, ao concordar com essa expressão, fica no singular? Justifique sua resposta.
Porque ela está no singular e se refere a cada um deles de forma diferente.
c) O emprego da expressão cada um e do verbo no singular reforça a ideia de separação ou a ideia de união?
Reforça a ideia de separação.
6. Leia as frases a seguir, observando os verbos destacados. Depois, classifique-os, usando VS para verbo significativo e VL para verbo de ligação.
a) Apesar do barulho lá fora, a professora continuou a leitura do conto. (VS)
b) O rapazinho continua doente. (VL)
c) A torcida permanece otimista com o time, apesar das derrotas. (VL)
d) A torcida permaneceu no estádio depois do torneio de futebol. (VS)
e) A escola está oferecendo vagas a novos alunos. (VS)
f) Nesta última semana, meu amigo andou desanimado. (VL)

7. Complete as frases adequadamente com um dos verbos de ligação do quadro a seguir.
Ser – estar – ficar - tornar-se – permanecer – parecer – virar – continuar
a) Aquela estrada PARECE sem fim.
b) Mariana PERMANECEU calada durante toda a aula.
c) A partir daquele dia, o menino VIROU/ TORNOU-SE homem.
d) Apesar de já ter sido medicada, a criança CONTINUOU/ ESTÁ febril.

8. Separe o sujeito do predicado com uma barra. (o sujeito está destacado em vermelho)
a) Aquela gritaria / deixava-me tonta.
b) No lixo da feira, / crianças / garantiam o seu almoço.
c) Surgiu ao longe / uma estrela.
d) Moças e rapazes / procuravam divertimentos.
e) Por todas as firmas / ele / passou à procura de emprego.
f) Ninguém / aguarda mais o trem.
g) Foram à escola / pai, mãe e filho.
h) Poucos / entenderam o plano.
i) Dominava o meu coração / uma saudade imensa.
j) Inconformados, / os candidatos derrotados / deixaram o país.

9. Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a) Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
SUJEITO: um bando de andorinhas
NÚCLEO DO SUJEITO: bando
PREDICADO: pousou no fio elétrico
b) As duas crianças estavam na creche da prefeitura.
SUJEITO: As duas crianças
NÚCLEO DO SUJEITO: crianças
PREDICADO: estavam na creche da prefeitura
c) A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas.
SUJEITO: A madeira
NÚCLEO DO SUJEITO: madeira
PREDICADO: é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casas
d) Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.
SUJEITO: Aqueles poucos atores
NÚCLEO DO SUJEITO: atores
PREDICADO: reuniram-se em protesto no sindicato
e) A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
SUJEITO: A luta em defesa do ambiente
NÚCLEO DO SUJEITO: luta
PREDICADO: é necessária e fundamental
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em apenas 4% do território estadual.
SUJEITO: As florestas nativas de São Paulo
NÚCLEO DO SUJEITO: florestas
PREDICADO: sobrevivem em apenas 4% do território estadual

10. Identifique o sujeito das orações e classifique-o.
a) Os escritores e professores fizeram uma boa conferência.
SUJEITO COMPOSTO
b) O progresso da indústria automobilística e o desenvolvimento da indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.
SUJEITO COMPOSTO
c) Muitos agricultores, por medo, não desenvolvem a agricultura.
SUJEITO SIMPLES
d) Os deputados impediram a propaganda de remédios pela televisão.
SUJEITO SIMPLES
e) Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens ao exterior.
SUJEITO SIMPLES
f) Os sindicalistas e os patrões comemoraram o aniversário do governador.
SUJEITO COMPOSTO
g) Falaram muito sobre seu trabalho.
SUJEITO INDETERMINADO
h) Os dois sobrinhos e seus colegas de escola foram acampar.
SUJEITO COMPOSTO
i) Entregaram o cheque hoje pela manhã.
SUJEITO INDETERMINADO
j) Olhávamos as vitrinas.
SUJEITO DESINENCIAL, ELÍPTICO, SUBENTENDIDO OU OCULTO (NÓS)
k) As testemunhas reproduziram o acidente no depoimento.
SUJEITO SIMPLES
l) A indumentária diferente e o sotaque carregado mostravam sua origem.
SUJEITO COMPOSTO
m) Os exportadores brasileiros vendem anualmente milhares de toneladas de frango.
SUJEITO SIMPLES
n) Com saudades, saí à procura do amigo.
SUJEITO DESINENCIAL, ELÍPTICO, SUBENTENDIDO OU OCULTO (EU)
o) Discutiram muito sobre o assunto.
SUJEITO INDETERMINADO
p) Havia um barulho ensurdecedor de britadeira.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM SUJEITO
q) Deve haver muitos candidatos para esse emprego.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM SUJEITO
r) Hoje faz dois dias que estou gripada.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM SUJEITO
s) Eram cinco de julho de 1977.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM SUJEITO
t) Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM SUJEITO
u) Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos.
SUJEITO COMPOSTO
v) Os olhos parados, bonitos e tristes fixavam o horizonte.
SUJEITO SIMPLES
w) Tocaram a campainha?
SUJEITO INDETERMINADO
x) Trovejou toda a noite.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM SUJEITO
y) Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas.
SUJEITO INDETERMINADO
z) Necessitam de sua colaboração, amigo.
SUJEITO INDETERMINADO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8º ANO FRASE ORAÇÃO E PERÍODO - PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO

VOZES VERBAIS