SUJEITO E PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TRIUNFO
ALUNO (a)
________________________________________________8º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
DATA ____/____/2020
PROFESSOR: Valmir Monteiro
Sujeito
e Predicado
Leia
o poema e responda às questões 1 a 5.
papai e mamãe
moram
separados.
como só
tenho um coração,
cada um mora de
um lado.
Ulisses Tavares
1. O poema apresenta duas frases e três
orações. Observe os verbos e identifique as orações do poema.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Como você sabe, sujeito e predicado
normalmente ficam juntos, pois um complementa o outro. Observe a primeira
oração do poema.
a) Qual é o sujeito dela?
________________________________________________________________________
b) Indique o(s) núcleo(s) do sujeito e
responda: Trata-se de sujeito simples ou composto? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual é o predicado dessa oração?
________________________________________________________________________
d) O verbo concorda com o sujeito? Por
quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Compare o conteúdo de “papai e mamãe
/ moram separados” com a disposição visual que essa oração tem no poema.
Indique, entre os itens a seguir, aquele que melhor explica a relação entre a
forma e o conteúdo dessa oração.
a) (
) Assim como no plano sintático o predicado afirma algo sobre o sujeito,
no plano da vida as ações do pai e da mãe do eu lírico revelam sua verdadeira
identidade.
b) (
) O fato de, na forma do poema, o sujeito estar em um verso e o
predicado em outro sugere a separação do casal no plano da vida.
c) (
) Apesar de no plano da vida o casal estar unido, no plano sintático e
formal do poema eles estão separados.
4. Das três orações que formam o poema,
apenas uma tem por sujeito o próprio eu lírico do texto. Qual é essa oração?
Que tipo de sujeito ela apresenta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. A expressão cada um é o
sujeito da oração representada pelo último verso.
a) Ela se refere a apenas um dos pais ou
ao pai e à mãe?
________________________________________________________________________
b) Por que o verbo, ao concordar com
essa expressão, fica no singular? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O emprego da expressão cada um e
do verbo no singular reforça a ideia de separação ou a ideia de união?
________________________________________________________________________
6. Leia as frases a seguir, observando
os verbos destacados. Depois, classifique-os, usando VS para verbo
significativo e VL para verbo de ligação.
a) Apesar do barulho lá fora, a professora continuou
a leitura do conto. ( )
b)
O rapazinho continua doente. (
)
c)
A torcida permanece otimista com o time, apesar das derrotas. ( )
d)
A torcida permaneceu no estádio depois do torneio de futebol. ( )
e)
A escola está oferecendo vagas a novos alunos. ( )
f) Nesta última semana, meu amigo andou desanimado.
( )
7.
Complete as frases adequadamente com um dos verbos de ligação do quadro a
seguir.
Ser
– estar – ficar - tornar-se – permanecer – parecer – virar – continuar
a)
Aquela estrada ____________________ sem fim.
b)
Mariana __________________ calada durante toda a aula.
c)
A partir daquele dia, o menino ____________________ homem.
d) Apesar de já ter sido medicada, a criança
__________________ febril.
8.
Separe o sujeito do predicado com uma barra.
a)
Aquela gritaria deixava-me tonta.
b)
No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
c)
Surgiu ao longe uma estrela.
d)
Moças e rapazes procuravam divertimentos.
e)
Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.
f)
Ninguém aguarda mais o trem.
g)
Foram à escola pai, mãe e filho.
h)
Poucos entenderam o plano.
i)
Dominava o meu coração uma saudade imensa.
j) Inconformados, os candidatos derrotados
deixaram o país.
9.
Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a)
Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
b)
As duas crianças estavam na creche da prefeitura.
c)
A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de
embarcações e de casas.
d)
Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.
e)
A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem
em apenas 4% do território estadual.
10.
Identifique o sujeito das orações e classifique-o.
a)
Os escritores e professores fizeram uma boa conferência.
________________________________________________________________________
b)
O progresso da indústria automobilística e o desenvolvimento da indústria de
pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.
________________________________________________________________________
c)
Muitos agricultores, por medo, não desenvolvem a agricultura.
________________________________________________________________________
d)
Os deputados impediram a propaganda de remédios pela televisão.
________________________________________________________________________
e)
Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens ao exterior.
________________________________________________________________________
f)
Os sindicalistas e os patrões comemoraram o aniversário do governador.
________________________________________________________________________
g)
Falaram muito sobre seu trabalho.
________________________________________________________________________
h)
Os dois sobrinhos e seus colegas de escola foram acampar.
________________________________________________________________________
i)
Entregaram o cheque hoje pela manhã.
________________________________________________________________________
j)
Olhávamos as vitrinas.
________________________________________________________________________
k)
As testemunhas reproduziram o acidente no depoimento.
________________________________________________________________________
l)
A indumentária diferente e o sotaque carregado mostravam sua origem.
________________________________________________________________________
m)
Os exportadores brasileiros vendem anualmente milhares de toneladas de frango.
________________________________________________________________________
n)
Com saudades, saí à procura do amigo.
________________________________________________________________________
o)
Discutiram muito sobre o assunto.
________________________________________________________________________
p)
Havia um barulho ensurdecedor de britadeira.
________________________________________________________________________
q)
Deve haver muitos candidatos para esse emprego.
________________________________________________________________________
r)
Hoje faz dois dias que estou gripada.
________________________________________________________________________
s)
Eram cinco de julho de 1977.
________________________________________________________________________
t)
Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.
________________________________________________________________________
u)
Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos.
________________________________________________________________________
v)
Os olhos parados, bonitos e tristes fixavam o horizonte.
________________________________________________________________________
w)
Tocaram a campainha?
________________________________________________________________________
x)
Trovejou toda a noite.
________________________________________________________________________
y)
Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas.
________________________________________________________________________
z) Necessitam de sua colaboração, amigo.
________________________________________________________________________
Sujeito
e Predicado
Leia
o poema e responda às questões 1 a 5.
papai e mamãe
moram
separados.
como só
tenho um coração,
cada um mora de
um lado.
Ulisses Tavares
1. O poema apresenta duas frases e três
orações. Observe os verbos e identifique as orações do poema.
ORAÇÃO 1- Papai e mamãe moram
separados.
ORAÇÃO 2- como só tenho um coração,
ORAÇÃO 3- cada um mora de um lado.
2. Como você sabe, sujeito e predicado
normalmente ficam juntos, pois um complementa o outro. Observe a primeira
oração do poema.
a) Qual é o sujeito dela?
Papai e mamãe
b) Indique o(s) núcleo(s) do sujeito e
responda: Trata-se de sujeito simples ou composto? Por quê?
NÚCLEOS: papai, mamãe. O
sujeito é composto, pois apresenta dois núcleos.
c) Qual é o predicado dessa oração?
Moram separados
d) O verbo concorda com o sujeito? Por
quê?
O verbo concorda com o
sujeito, ele está no plural, MORAM, concordando com o sujeito composto.
3. Compare o conteúdo de “papai e mamãe
/ moram separados” com a disposição visual que essa oração tem no poema.
Indique, entre os itens a seguir, aquele que melhor explica a relação entre a
forma e o conteúdo dessa oração.
a) (
) Assim como no plano sintático o predicado afirma algo sobre o sujeito,
no plano da vida as ações do pai e da mãe do eu lírico revelam sua verdadeira
identidade.
b) (X) O fato de, na
forma do poema, o sujeito estar em um verso e o predicado em outro sugere a
separação do casal no plano da vida.
c) (
) Apesar de no plano da vida o casal estar unido, no plano sintático e
formal do poema eles estão separados.
4. Das três orações que formam o poema,
apenas uma tem por sujeito o próprio eu lírico do texto. Qual é essa oração?
Que tipo de sujeito ela apresenta?
Como só tenho um coração.
5. A expressão cada um é o
sujeito da oração representada pelo último verso.
a) Ela se refere a apenas um dos pais ou
ao pai e à mãe?
Refere-se ao pai e à mãe.
b) Por que o verbo, ao concordar com
essa expressão, fica no singular? Justifique sua resposta.
Porque ela está no singular e
se refere a cada um deles de forma diferente.
c) O emprego da expressão cada um e
do verbo no singular reforça a ideia de separação ou a ideia de união?
Reforça a ideia de separação.
6. Leia as frases a seguir, observando
os verbos destacados. Depois, classifique-os, usando VS para verbo
significativo e VL para verbo de ligação.
a) Apesar do barulho lá fora, a professora continuou
a leitura do conto. (VS)
b)
O rapazinho continua doente. (VL)
c)
A torcida permanece otimista com o time, apesar das derrotas. (VL)
d)
A torcida permaneceu no estádio depois do torneio de futebol. (VS)
e)
A escola está oferecendo vagas a novos alunos. (VS)
f) Nesta última semana, meu amigo andou desanimado.
(VL)
7.
Complete as frases adequadamente com um dos verbos de ligação do quadro a
seguir.
Ser
– estar – ficar - tornar-se – permanecer – parecer – virar – continuar
a)
Aquela estrada PARECE sem
fim.
b)
Mariana PERMANECEU calada durante toda a aula.
c)
A partir daquele dia, o menino VIROU/ TORNOU-SE
homem.
d) Apesar de já ter sido medicada, a criança CONTINUOU/ ESTÁ febril.
8.
Separe o sujeito do predicado com uma barra. (o sujeito está destacado em vermelho)
a)
Aquela
gritaria / deixava-me tonta.
b)
No lixo da feira, / crianças / garantiam o seu almoço.
c)
Surgiu ao longe / uma estrela.
d)
Moças e
rapazes / procuravam divertimentos.
e)
Por todas as firmas / ele / passou à procura de emprego.
f)
Ninguém / aguarda mais o trem.
g)
Foram à escola / pai, mãe e filho.
h)
Poucos /
entenderam o plano.
i)
Dominava o meu coração / uma saudade imensa.
j) Inconformados, / os
candidatos derrotados / deixaram o país.
9.
Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a)
Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
SUJEITO: um bando de andorinhas
NÚCLEO DO SUJEITO: bando
PREDICADO: pousou no fio elétrico
b)
As duas crianças estavam na creche da prefeitura.
SUJEITO: As duas crianças
NÚCLEO DO SUJEITO: crianças
PREDICADO: estavam na creche da prefeitura
c)
A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de
embarcações e de casas.
SUJEITO: A madeira
NÚCLEO DO SUJEITO: madeira
PREDICADO: é usada na fabricação de utensílios domésticos, na
construção de embarcações e de casas
d)
Aqueles poucos atores reuniram-se em protesto no sindicato.
SUJEITO: Aqueles poucos atores
NÚCLEO DO SUJEITO: atores
PREDICADO: reuniram-se em protesto no sindicato
e)
A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
SUJEITO: A luta em defesa do ambiente
NÚCLEO DO SUJEITO: luta
PREDICADO: é necessária e fundamental
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem
em apenas 4% do território estadual.
SUJEITO: As florestas nativas de São Paulo
NÚCLEO DO SUJEITO: florestas
PREDICADO: sobrevivem em apenas 4% do território estadual
10.
Identifique o sujeito das orações e classifique-o.
a)
Os escritores
e professores
fizeram uma boa
conferência.
SUJEITO COMPOSTO
b)
O progresso da
indústria automobilística e o desenvolvimento da indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.
SUJEITO COMPOSTO
c)
Muitos
agricultores, por medo,
não desenvolvem a agricultura.
SUJEITO SIMPLES
d)
Os deputados impediram a propaganda de remédios pela
televisão.
SUJEITO SIMPLES
e)
Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens
ao exterior.
SUJEITO SIMPLES
f)
Os
sindicalistas e os patrões comemoraram o
aniversário do governador.
SUJEITO COMPOSTO
g)
Falaram muito sobre seu trabalho.
SUJEITO INDETERMINADO
h)
Os dois
sobrinhos e seus colegas de escola foram acampar.
SUJEITO COMPOSTO
i)
Entregaram o cheque hoje pela manhã.
SUJEITO INDETERMINADO
j)
Olhávamos as vitrinas.
SUJEITO DESINENCIAL, ELÍPTICO,
SUBENTENDIDO OU OCULTO (NÓS)
k)
As testemunhas reproduziram o acidente no depoimento.
SUJEITO SIMPLES
l)
A indumentária
diferente e o sotaque carregado mostravam sua
origem.
SUJEITO COMPOSTO
m)
Os
exportadores brasileiros vendem
anualmente milhares de toneladas de frango.
SUJEITO SIMPLES
n)
Com saudades, saí à procura do amigo.
SUJEITO DESINENCIAL, ELÍPTICO,
SUBENTENDIDO OU OCULTO (EU)
o)
Discutiram muito sobre o assunto.
SUJEITO INDETERMINADO
p)
Havia um barulho ensurdecedor de britadeira.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO
SEM SUJEITO
q)
Deve haver muitos candidatos para esse emprego.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO
SEM SUJEITO
r)
Hoje faz dois dias que estou gripada.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO
SEM SUJEITO
s)
Eram cinco de julho de 1977.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO
SEM SUJEITO
t)
Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO
SEM SUJEITO
u)
Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos.
SUJEITO COMPOSTO
v)
Os olhos
parados, bonitos e tristes fixavam o
horizonte.
SUJEITO SIMPLES
w)
Tocaram a campainha?
SUJEITO INDETERMINADO
x)
Trovejou toda a noite.
SUJEITO INEXISTENTE/ ORAÇÃO SEM
SUJEITO
y)
Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas.
SUJEITO INDETERMINADO
z) Necessitam de sua colaboração, amigo.
SUJEITO INDETERMINADO
Comentários
Postar um comentário